sexta-feira, 25 de abril de 2008

Niver

Oi pessoal! Acho que vocês já desistiram de mim, não?! É tão chato ter um blog e não escrever, eu me cobro muito, mas ao mesmo tempo é difícil escrever no meio de uma concorrência. Entregamos agora um trabalho importante, e agora estamos focados na estréia do Aprendiz, dia 06 de maio.

Falando nisso, não sei se vocês leram a última entrevista do Roberto, ele conta que já tem 5 aprendizes demitidos! É que o programa começa a ser gravado muito antes, para que a produção tenha tempo de gravar todas as recompensas e tarefas. As atividades que vocês assistem que duram 1 hora, por exemplo, as vezes levaram 5 dias para serem concluídas! E como a final do programa sempre é ao vivo, o cronograma deve ser seguido a risca!

Ah, esqueci de contar, hoje é meu aniversário! Na verdade, por mais "estranho" que pareça, eu não curto muito comemorar aniversário. Não sei porque, talvez Freud explique! rsrsrs

Então hoje vou ficar em casa, quietinha. Tenho que trabalhar também, nesse domingo dou uma palestra sobre Auto-Estima! O máximo, estou terminando de escrever agora mesmo, e está ficando muito boa. Normalmente falo sobre Competitividade, mas Auto-Estima é um tema excelente para expor, principalmente falando aplicando no ambiente de trabalho.

Depois conto pra vocês como foi, e dou algumas dicas por aqui!
Prometo escrever com mais frequência.

Beijos,
Vivi

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pontos nem tão fortes assim...

Interessante falarmos sobre Pontos Fortes e Pontos Fracos...estava na Comunidade Aprendiz 5 do Orkut, e vi alguns de vocês comentando sobre a ficha dos participantes dessa quinta edição do programa, e resolvi postar sobre o assunto.

Essa pergunta, "quais são seus pontos fortes e pontos fracos" já é praxe nas dinâmicas de grupo hoje em dia. Até acho que isso está sendo renovado, pelo menos o nome anda mudando, já perceberam? Alguns gerentes de Recursos Humanos chamam Pontos Fracos de: pontos a serem melhorados. Eu acho isso tudo muito divertido, eles querendo transformar coisas negativas em positivas, mais alto-astral, mais pra frente! Mas no fundo, continuamos falando da mesma coisa.

Quando tive que preencher um formulário muito extenso para minha seleção no O Aprendiz 1, uma das perguntas (repetida depois na dinâmica), era exatamente essa. Pedia para que citássemos 3 fortes e fracos.

O curioso foi que eu preenchi aquilo tranquilamente, como se fosse rotina. Depois de umas horas respondendo o tal questionário, tive que ligar para um antigo chefe meu do Citibank, para que ele me ajudasse a responder um outra pergunta. Foi quando resolvi ler pra ele minhas respostas todas....aí o mais engraçado aconteceu: quando citei meus pontos fortes, ele ficou desnorteado, porque tinha certeza que, para ele, aqueles eram meus FRACOS!

O que eu tinha escrito afinal? Tinha citado, por exemplo, que fazer muitas coisas ao mesmo tempo era um ponto forte meu. Eu adorava que conseguia falar ao telefone, fazer uma apresentação de powerpoint, e ao mesmo tempo preencher um formulário para o menino da Expedição! Achava o máximo!!!

Doce engano...Márcio (meu ex-chefe), disse que odiava isso em mim, que para ele dava sempre a impressão que eu não conseguia me concentrar em nada, e que provavelmente não iria conseguir fazer corretamente nenhuma das coisas que me predispunha. Engraçado para não dizer triste, concordam?

Hoje percebo que quando precisamos de uma auto-avaliação, que não deixa de ser exatamente o propósito dessa infeliz (ou feliz!?) pergunta, precisamos perguntar a mesma coisa para as pessoas que nos rodeiam, sejam elas nosso chefe, nossos pais, nossos amigos, e colegas de trabalho. Somente assim, batendo nossas respostas com as deles, é que teremos uma idéia correta da realidade.

Recomendo que façam isso, façam essa lista, no mínimo iremos descobrir muitas coisas que nem imaginávamos...

Beijinhos,
Vivi