sexta-feira, 27 de junho de 2008

Grande Final!

Oi pessoal, como estão?

E aí? A grande pergunta que não quer calar: vocês gostaram da final do Aprendiz?

Eu estava lá, e já imaginava que o Clodoaldo seria o vencedor, quando soube que até o Walter tinha votado pra ele. Curioso fato, já que durante o programa todo parecia que a torcida dele era para o Henrique. Mas todos podem mudar de idéia a qualquer hora, e isso foi uma conquista do Clodoaldo: ganhar o voto unânime dos conselheiros!

Bom, confesso que pela primeira vez não ganhou um candidato que eu torcia. Vocês podem me crucificar, mas no fundo eu queria que o Henrique ganhasse. A pena foi ele ter tido desintendimentos com praticamente TODOS os participantes...acompanhando o programa como eu acompanho (e sei que vocês também!), sabemos que nenhum participante, até hoje, que tenha sido o vencedor, teve desintendimentos com algum outro candidato. Nenhum! E estava na cara que essa não seria a primeira vez.

(preciso fazer um parênteses aqui: tenho que confessar também que meu senso de julgamento não anda dos melhores: torci para o Porcel, e depois de 1 ano ele foi demitido; torci para o Anselmo, e adivinha?! Depois de 1 ano, foi demitido também!!! Por favor Tiago Aguiar, não faça nenhuma besteira!!!! :) ). ---PESSOAL, O ANSELMO COMENTOU, EU TENHO QUE CORRIGIR: ELE NAO FOI DEMITIDO, DECIDIU NAO CONTINUAR NAS EMPRESAS. REALMENTE ELE TEM SONHOS BEM MAIORES, E AGORA ESTA TOCANDO SEUS PROPRIOS NEGOCIOS - BOA SORTE ANSELMO!! :)

Tenho que concordar com o Roberto, e com o Clodoaldo, que, mudar o estilo "informal" de trabalho do Clodoaldo me parece ser mais fácil do que mudar o jeito difícil de se relacionar do Henrique.

Será que não teremos um espaço para ele em alguma das empresas do Roberto??? Quem sabe! Eu estarei torcendo! A Beatriz não era terrível no programa e foi contratada, e hoje é uma das melhores funcionárias do Roberto!? Então, ela mudou! Ainda há esperança!!! :)

E se eu souber de alguma coisa, AVISO !!!!!

Obs.: Pra todos os milhares de fãs do nosso amigo "Clodô", prometo cuidar bem dele! Não é que eu não goste dele, pelo contrário, mas é que eu gostei demais da luta incansável do Henrique!

Beijinhos e até mais!
Vivi

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Arrependimentos...

Oi pessoal, estou de volta!

Fiquei com muita vontade de escrever principalmente agora com a saída da Sandra. É engraçado como a gente julga as pessoas, e nesse caso, nossa, como ela foi julgada...
Eu entendo totalmente que a gente considere o que ela fez uma atitude ingrata, sendo que tantas pessoas dariam tudo para estar no lugar dela. Acontece que mais coisas acontecem durante o programa do que a gente é capaz de assistir na Tv.

Quando eu comecei a escrever sobre ela, percebi que no fundo estava escrevendo sobre mim mesma. Não vou dar detalhes, mas eu fiz a mesma coisa um dia... Eu fui envolvida em um projeto no trabalho que eu adorava, e me sentia bem fazendo. De repente, uma pessoa foi contratada, e começou a fazer a mesma coisa que eu, a se envolver, dando palpites, sem discutir comigo o que estava pensando, e sim diretamente com o meu chefe na época. Eu fiquei muito, muito chateada, e durante uma reunião eu disse que iria embora, que trabalho para ser feliz e para crescer, e que ao redor de pessoas como ela não seria nem feliz, nem cresceria.

Graças a Deus isso aconteceu numa sexta-feira, e passei o sábado e o domingo pensando no que tinha feito. Inacreditável como aprendi com tudo isso! Não só percebi que estava sendo infantil, que não poderia abrir mão de um sonho por causa de uma pessoa que talvez nunca mais visse na vida, como também aprendi que dentro do ambiente de trabalho é muito difícil ter amigos de verdade. As pessoas que pensei que me ajudariam, se viraram contra mim, e na época fiquei muito triste. Hoje, acho ótimo que tudo isso aconteceu.

Na segunda-feira, fui convencida de que minha atitude era uma bobagem, e continuei trabalhando lá. Como disse, aprendi muito, mas ainda cometo milhares de erros, que depois me arrependo profundamente...depois, quero dizer, alguns minutos depois!

Aqui vai a dica: muito cuidado para não tomar decisões importantes baseadas puramente em impulsos, em emoções. É sempre bom voltar pra casa, colocar a cabeça no traveseiro e refletir melhor. As vezes é bom engolir alguns sapos...outra coisa, é que a gente tem a tendência de, ou idolatrar nosso chefe, ou achar que ele é péssimo, nunca achamos que ele é simplesmente bom, e humano, podendo errar também. Na época, eu o idolatrava, depois disso, sei que ele tem tantos defeitos quanto eu, e que ambos precisamos sempre melhorar. Outra coisa muito importante: por mais que você precise desabafar, e confie nas pessoas ao seu lado, tente ao máximo não falar da sua vida pessoal no escritório, faça uma força, quando precisar falar com alguém, saia da sua sala, pegue seu celular, e ligue para aquele seu amigo de infância! :)

Enfim, essa foi a semana da reflexão, e devo tudo a Sandra. Mas preciso dizer uma coisa sobre pessoas assim: ELAS SAO MUITO, MUITO CORAJOSAS, isso ninguém pode negar!

Beijinhos,
Vivi

terça-feira, 3 de junho de 2008

Organização de Eventos

Acho que nem preciso começar falando que nunca citamos nada negativo durante um evento! Isso parece tão lógico, mas eu cansei de freqüentar eventos que citavam coisas ruins, antes mesmo de contar as vantagens do produto ou serviço.

O Aprendiz é sempre assim, o que a gente considera “common sense”, não é seguido, na hora, com a pressão, com o estresse todo do programa, a gente esquece e comete erros primários.

Aprendemos muito com essa tarefa:

- seguir o briefing dado pelo cliente ou desenvolvido por nós mesmos;

- jamais ser informal quando falamos em nome de uma empresa;

- saber delegar bem as funções;

- não citar fatos negativos durante um evento, principalmente quando temos que promover a marca;

- usar explicações coerentes com a audiência, não usar ou citar gestos infantis para uma platéia adulta;

- não confundir uma convenção/evento interno, quando é para o público externo, tomar cuidado com a linguagem, conteúdo (citando Walter Longo);

Adorei esse capítulo e ainda mais a recompensa!

Quem será demitido quinta?????

Beijinhos,
Vivi


Oi pessoal! Olhando agora os últimos posts, eu realmente abandonei vocês! Sorry...As coisas estão uma loucura aqui na agência, várias concorrências ao mesmo tempo, mil coisas na cabeça, Aprendiz, etc...

Vocês estão se divertindo com o programa ainda? Eu estou cada dia mais ansiosa...Esse programa está cheio de surpresas, cada dia acontece uma coisa mais imprevisível do que a outra, inacreditável! Vocês vão ver.

Eu fiquei tanto tempo também longe daqui porque estava preparando uma palestra sobre Inovação e Tecnologia, que apresentei em Palmas, Tocantins, no 12 Enato - Encontro dos Administradores de Tocantis, nessa quinta-feira passada, dia 30. O encontro foi muito bom, lotado de alunos e professores das instituições de ensino de todo o Estado, e também de empresários da região. Meu recado final era que nós devemos estar sempre antenados nas novas tendências tecnológicas, mudando junto com elas, e adaptando os nossos negócios aos novos tempos.

Falei um pouco também sobre o surgimento de um novo profissional (aprendizado que tive pelo Walter Longo), o profissional Nexialista. Ele é aquele que não é mais um especialista, é o que tem experiência em diversos tipos de ambiente e também uma formação diferenciada, e, citando Walter Longo novamente: "é o que não tem todas as respostas, mas sabe onde encontrá-las".

Esse é o profissional que o mercado procura, não o "bitolado", aquele que se forma, faz especialização, faz MBA, faz pós, sempre na mesma área...esse não consegue mais se virar num mundo diferente, num mundo rápido' onde o pensamento "fora da caixa" é exigido cada vez mais; onde entretenimento, comunicação e interatividade se juntam formando uma coisa só. Para esse mundo é preciso ter experiências inusitadas, opiniões divergentes do todo, formação diferente.

Enfim, essa é minha área de estudo agora!!!!

E vocês? São especialistas, ou nexialistas???

Beijinhos e boa semana,
Vivi