quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pontos nem tão fortes assim...

Interessante falarmos sobre Pontos Fortes e Pontos Fracos...estava na Comunidade Aprendiz 5 do Orkut, e vi alguns de vocês comentando sobre a ficha dos participantes dessa quinta edição do programa, e resolvi postar sobre o assunto.

Essa pergunta, "quais são seus pontos fortes e pontos fracos" já é praxe nas dinâmicas de grupo hoje em dia. Até acho que isso está sendo renovado, pelo menos o nome anda mudando, já perceberam? Alguns gerentes de Recursos Humanos chamam Pontos Fracos de: pontos a serem melhorados. Eu acho isso tudo muito divertido, eles querendo transformar coisas negativas em positivas, mais alto-astral, mais pra frente! Mas no fundo, continuamos falando da mesma coisa.

Quando tive que preencher um formulário muito extenso para minha seleção no O Aprendiz 1, uma das perguntas (repetida depois na dinâmica), era exatamente essa. Pedia para que citássemos 3 fortes e fracos.

O curioso foi que eu preenchi aquilo tranquilamente, como se fosse rotina. Depois de umas horas respondendo o tal questionário, tive que ligar para um antigo chefe meu do Citibank, para que ele me ajudasse a responder um outra pergunta. Foi quando resolvi ler pra ele minhas respostas todas....aí o mais engraçado aconteceu: quando citei meus pontos fortes, ele ficou desnorteado, porque tinha certeza que, para ele, aqueles eram meus FRACOS!

O que eu tinha escrito afinal? Tinha citado, por exemplo, que fazer muitas coisas ao mesmo tempo era um ponto forte meu. Eu adorava que conseguia falar ao telefone, fazer uma apresentação de powerpoint, e ao mesmo tempo preencher um formulário para o menino da Expedição! Achava o máximo!!!

Doce engano...Márcio (meu ex-chefe), disse que odiava isso em mim, que para ele dava sempre a impressão que eu não conseguia me concentrar em nada, e que provavelmente não iria conseguir fazer corretamente nenhuma das coisas que me predispunha. Engraçado para não dizer triste, concordam?

Hoje percebo que quando precisamos de uma auto-avaliação, que não deixa de ser exatamente o propósito dessa infeliz (ou feliz!?) pergunta, precisamos perguntar a mesma coisa para as pessoas que nos rodeiam, sejam elas nosso chefe, nossos pais, nossos amigos, e colegas de trabalho. Somente assim, batendo nossas respostas com as deles, é que teremos uma idéia correta da realidade.

Recomendo que façam isso, façam essa lista, no mínimo iremos descobrir muitas coisas que nem imaginávamos...

Beijinhos,
Vivi

17 comentários:

Obr. Karol Campos disse...

Ótima dica Vivi! O interessante é que além de nós termos uma visão as vezes errada sobre esse pontos a nosso respeito, tem também quem ache que virtudes são defeitos e que defeitos são virtudes. Exemplo, eu tive uma gerente no meu antigo emprego que ela simplesmente adorava o fato de que eu conseguia fazer várias coisas ao mesmo tempo, o trabalho em si exigia muito isso, e é engraçado saber que no seu caso o seu chefe viu isso como defeito. Mas essa uma boa saída para se conhecer melhor realmente é encarar a opinião das pessoas que estão ao redor, não só dos amigos, mas principalmente dos não amigos.

Bjus

Leandro Ferreira de Carvalho disse...

Vivi,

Isso é muito interessante, uma coisa que eu não gostava era justamente a avaliação anual que passo todo ano em minha empresa, eu não gostava de ouvir os defeitos e críticas (na verdade quem gosta?). Acontece que hoje vejo isso com outros olhos, vejo como uma oportunidade de correção de atitudes e rumos, pra quê sofrer se podemos corrigir nossos destinos???

Abraços,

Leandro.

Unknown disse...

Isso mesmo vivi, é unânime que as pessoas fiquem em dificuldade para se auto avaliar, ora pq nao querem ser pretenciosas, ora por nao saber reconhecer que uma mesma caracteristica pode ser positiva e ou negativa.
Ao fazer a analize dessa questao uma dica minha é que vc faça a avaliação 360º, ou seja peça para que seu superior hierarquico o avalie, seu subordinado e um colega no mesmo posto seu...Funciona tambem em casa: peça aos pais, (superiores hierarquicos) Filhos (subordinados) e aos irmaos (Mesmo patamar) ai sim vc vai começar a ver suas caracteristicas mais claras para Você...
Vivi mais uma vez parabens pela sua simplicidade e Garra, admiramos vc por isso...
bjs fica com deus!!! Sucesso sempre

Marcelo IH - Vuds disse...

É tão difícil admitir algo na gente...

E mais difícil ainda, é entender que outras pessoas "admitam" algo na gente...

Muito bom post!

Beijos!

George Azevedo disse...

Viviane, você tem o dom de transmitir com facilidade seus pontos de vista e idéia. Primeiramente não tenho palavras para agradecer cada sílaba postada em agradecimento a minha pessoa pela merecidíssima homenagem a você. Concordo qdo diz que deveria ser o contrário, desprezar o arrogante e não enaltecer o humilde por ter que ser uma coisa natural. Mas é fato que hoje em dia temos que enaltecer essas qualidades raras, infelizmente.

Com relação ao tema, eu aprendi ao longo da vida e com profissionais de RH que eles não consideram as pessoas com defeitos e sim com dificuldades. Pois defeito é algo que já está na pessoa e não tem como mudar. Já a dificuldade, pode ser tanto ser transformada em algo bom, como em algo ruim. Gostos de dizer que tudo pode ser veneno ou remédio, depende da quantidade. Sendo assim, o equilibrio de seus pontos fortes e fracos seria o ideal, minha opinião.

Anônimo disse...

Oi, Vivi!! Adorei o post, principalmente a sua sugestão de fazermos um exercício, escrevendo uma lista de qualidades e defeitos. É na verdade um exercício de auto-conhecimento mto poderoso.

Quanto aos pontos de vista diferentes sobre nossas qualidades e defeitos, eu discordo um pouco que precisemos consultar outras pessoas, sabe por quê? Porque pra essa pergunta, não há resposta certa ou errada. O que o RH quer saber de verdade é justamente o que VC acha de vc mesma, como se vê, e de quebra, ainda consegue ter uma breve leitura de quem vc é, seus valores e o que considera certo ou errado.

Existe um teste de RH que diz pra vc assinalar características de como vc se vê, e no verso da folha, assinalar a mesma lista, só que dessa vez com características de como vc acha que os outros te vêem... Se um dia tiver a oportunidade de fazer esse teste, vai se surpreender como as respostas vão ser diferentes!

Bom, é isso... Adorei, continue postando sempre!

Beijão!

George Azevedo disse...

Complemento:
Viviane
Só Eu mesmo para fazer isso com vc?? vc nos deixa neste estado, querendo retribuir de alguma forma esse carinho que nos entrega. Concordo qdo diz que o caminho deveria ser o inverso, criticando os arrogantes. Mas qto aos elogio aos humildes, ou seja quem for, deve sempre ser mantido. No mundo de hj, todos se insultam, querem passar por cima dos outros, ou acham que as pessoas se aproximam por querer algo deivdo a posição social ou status. Qdo fazemos o ótimo ou o bom, fazemos por ter sido contratado para aquilo, não passa de nossa obrigação. Mas um elogio ao final de tudo, sempre nos fortalece e motiva.

Portanto D. Viviane Ventura, vc não merece isso não, merece muito mais, mas isso estava ao meu alcance.

Unknown disse...

Que legal! Que sincero! Essa é a nossa querida Viví! Muitas pessoas "Se acham" isso ou aquilo e não adimitem pensar, repensar, refletir sobre seus atos a cada deitada no travesseiro, se auto-avaliar e procurar corrigir falhas de conduta, preferem mentir ou omitir informações a seu respeito, mas sou muito a favor do velho ditado "Mentira tem perna curta" e cedo ou tarde a ficha cai,claro que para o programa todos querem expor suas qualidades , mas as vezes, como no caso da Viví o que pensamos ser qualidades não são, eu tb. sou um pouco assim Viví e até hoje quero abraçar o mundo e as atividades, hoje sou empresário e já perdura por 8 anos, mas perdi muitas oportunidades, pq. ao invés de delegar funções preferia fazer eu mesmo, pronto é isso!
Conversem com seu íntimo, seu eu interior e sejam sinceros consigo mesmo!

Bjs...Mauricio

Unknown disse...

Vivi, excelente artigo! Na verdade tudo se traduz na nossa iniciativa de cobrar o famoso feedback das pessoas que nos rodeiam, tanto na vida pessoal quanto profissional, isso é muito importante quando estamos formando um perfil, ainda jovens, e estes nossos gurus mais experientes com quem nos relacionamos, nos traz uma visão de fora do nosso ego!
Além das pessoas que se relacionam profissionalmente comigo, busco sempre ouvir experiências de pessoas mais velhas, como uma das minhas melhores amigas, a minha avó, por exemplo. Busco ouvir e aplicar suas experiências em minha vida, pois infelizmente nascemos jovens e morremos velhos cheios de experiências e taí a grande vantagem de conviver e dar atenção a pessoas idosas.
Beijos 4all!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Vivi. Não vou descrever-me como um fã seu. Admiro sua competência e profissionalismo e isso é tudo aquilo que lhe faz progredir na carreira. Você é um exemplo de empenho a ser seguido.

Bom, deixando os elogios um pouco de lado e dada a sua formação gostaria de poder ler algum post, de sua autoria, a respeito dos clichês nas fichas de cada participante do Aprendiz 5. Não sei se você e outros notaram, mas o defeito "perfeccionista" foi bastante presente na descrição dos participantes (defeitos).

Gostaria de saber o que você pensa a respeito.

Abraços e sucesso.

Unknown disse...

Que interessante!!!
Sempre tive a certeza que fazer mil coisas ao mesmo é um ponto fraco. Muitos aqui onde trabalho tem esse hábito, eu não tenho por justamente julgar necessário a concentração em uma tarefa de cada vez.. Já falei á respeito de fazer muitas coisas ao mesmo tempo aqui de forma sutil, espero que assimilem..

Giseli disse...

SEMPRE TORCI POR VC VIVI!POR ONDE VC ANDA AGORA?

Anônimo disse...

Olá VIVIANE
Eu sou o SIDNEY aqui de Manaus e na seleção para O Aprendiz 1, nós estávamos na mesma turma, lembras? Lembro muito bem de ti e da Alana, ela também estava na mesma turma. Fiquei contente com a tua vitória e em poder, agora, tá falando contigo. Nesse Aprendiz 5, novamente fiz minha inscrição, administrei a empresa virtual e fiquei em primeiro lugar na minha chave, fique entre os 995 selecionados, mas, infelizmente, não fui chamada para a entrevista e o pior é que eu não sei o porquê. Vi no site que os candidatos que foram para a entrevista foram escolhidos a critério da tv record, que critérios foram esses, tu sabes? Bom, um grande abraço pra ti e se tu puderes manda um alô pra mim, meu e-mail:sidney.cavalcante@pmm.am.gov.br

Unknown disse...

Todos temos pontos fortes e fracos.
Eu nao mposso dizer que não tenho defeitos.
Mas acho que o que deve ser medido é a qualidades e capacidades das pessoas,a utilidade,etc...

Anônimo disse...

Oi, Vivi, tudo bem? É a Luisa do Aprendiz 4. Tem tempo que não nos falamos...Vi que vc criou um blog e vou acessar sempre.
Achei muito interessante o que vc escreveu, passei pelo mesmo dilema quando preenchi o meu perfil. É difícil fazer uma auto-avaliação e muitas vezes confundimos defeitos e qualidades, pois existem coisas que dependem do ponto de vista.

Bjs

Anônimo disse...

Vivi,
Está muito bom o que você escreveu no último post!

Ter este discernimento do que fazemos bem e do que devemos melhorar não é fácil.

Acredito que descobri-los e fazer sempre melhor o que fazemos bem e desenvolvermos habilidades para desenvolvermos o que devemos melhorar, aplicáveis no dia-a-dia, faz com que nossos pontos fiquem em equilíbrio.

Precisamos viver em um constante aprendizado, mas que depende exclusivamente de cada um de nós.

Quero aproveitar o espaço, e divulgar para vocês que gostam da Vivi do Aprendiz e conhecem a trajetória dela, não deixem de ler o livro: A Aprendiz.

* Vamos participar da comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15381840

* Quer participar da comunidade: Vivi Vencedora de "O Aprendiz"?

Então acesse:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7045965

CLIQUE E PARTICIPE!
ESPERAMOS POR VOCÊ!