quinta-feira, 8 de maio de 2008

Tarefa 10 itens: demitido Douglas


Pessoal! Inacreditável, não é?!

O que eu ainda não consegui entender foi porque eles não seguiram o famoso dossiê? É a coisa mais fácil, tá tudo lá escrito, super claro. Se a gente tem maiores dúvidas, ainda pode perguntar para os Conselheiros durante a prova, sabe? Muito simples e claro. Só isso!

Estava escrevendo na comunidade do Aprendiz no Orkut, e algumas pessoas me perguntaram o que nós (ex-aprendizes) usávamos como argumento de negociação nos estabelecimentos. Durante a primeira temporada que eu participei, nós falávamos que simplesmente precisávamos de desconto. Falei com o Tiago Aguiar agora (sócio Aprendiz 4) e ele disse que também jamais falou alguma mentira! Claro, é o lógico.

Enfim, tudo foi diferente dessa vez:
- equipe vencedora aparecendo na sala de demissão;
- mais de 3 pessoas na sala final;
- Roberto sentando no lugar do candidato;
- etc.....

Ele estava inspirado, heim!? Adorei!

Sem muitos detalhes, achei que as equipes tiveram que inventar um montão de desculpas para conseguir seus descontos, pois simplesmente não tinham argumentos mais fortes para negociar! Continuo repetindo que os candidatos são bons, vocês verão, prometo! Mas não estavam muito inspirados nesse dia...e como a Foccos ganhou novamente, nós ainda não conhecemos a fundo os outros 8 participantes, pois eles ainda não enfrentaram o Roberto na sala de reunião. Só aí poderemos ter alguma idéia de quem é forte e quem não é.

Em tempo: o Douglas acabou não sendo demitido tão mal, e se mostrou um bom caráter! Gostei dele!

Torcer para a tarefa 3 não decepcionar!

Beijinhos,
Vivi

22 comentários:

George Azevedo disse...

Oi Vivianne...ainda na espera da estréia do programa. mas sinceramente acredito na produção, nas pessoas envolvidas, em vc e no Roberto.

Beijos e Bom Final de Semana

Rafa disse...

Olá Vivi...

É a segunda vez que acesso o blog e é a primeira que acredito que é você mesma quem escreve... (Sabe como é a internet)...
Sem querer puxar-saco, nem ficar tecendo elogios, mas no aprendiz que você participou, no primeiro episódio eu te vi e a primeira impressão que tive foi de que você era frágil e sairia logo... Mera (e válida) ilusão... Logo no 3º episódio me lembro de comentar com outros que torcia por você e que tinha certeza que você fosse ganhar... Pois em todas as provas e salas que vi você participando, em momento nenhum vi você ter medo de colocar sua opinião, nem de assumir falhas... Fiquei muito feliz com sua vitória e confesso estar feliz hoje por ver que sua estrada só tem ido adiante e em escala ascendente... Espero que continue assim por muito tempo... Eu gostaria de outra hora poder lhe fazer umas perguntas, mas como envolve questão profissional fica complicado expor por aqui... Se houver alguma forma de contato me envie um e-mail...

rafaelreis2611@terra.com.br

No mais deixo meu abraço e votos de muita luz, paz e sucesso em seu caminho...

Anônimo disse...

Bom Vivi,
Gostaria de deixar mais uma vez que o Roberto foi mais uma vez muito inteligente na sala de reuniões. Ele pegou todos, não tinha argumento contra ele.
Quanto ao dossiê, realmente foi o problema principal, talvez pelo tempo da tarefa de apenas 1 dia, mas, se está na chuva, tem que se molhar!
Bju!

Unknown disse...

Oi Vivi,

Olha, nota dez mesmo, só para a atuação do Roberto, ele é sensacional. Quanto aos participantes, continuam a nos ensinar o básico do que não se deve fazer.

Ainda acredito no programa, por isso vou esperar mais algumas provas pra tirar as minhas conclusões.

Boa sorte pra todos nós.
Bjs,
Geovana

Anônimo disse...

Vivi...hoje vou me abster de falar do desempenho dos candidatos...ainda não me surpreenderam positivamente. Mas faço questão de comentar a atuação do Justus. Isso sim me fez vibrar durante o episódio! Chamar todos na sala de reunião, pedir pro Bonfim sair (que apesar de ter desempenhado uma boa liderança, pecou na sua argumentação), sentar na mesa dos candidatos, se sentir realmente incomodado com as equipes, chamar a atenção de todos, falar pra Fernanda parar de "verbalizar" (ahaha essa foi ótima)pois fazer tipo não o impressiona...Enfim...Sensacional..Bom, o Milton Neves pode até não tirar o chapéu pra ele, mas eu tiro! Com muito orgulho e quantas vezes forem necessárias!!! Até terça. Bjos!

Marcelo IH - Vuds disse...

Vivi, endosso o George... Cadê o pessoal capacitado que passou pela mesma seleção que nós?...

Mas esse ep. 3 promete mesmo... Já deu pra ver que vai ter gente "pedindo pra sair"...

Beijos!

N.Lym disse...

Noussa Vivi... tentarei crer em você, porque no que diz respeito à Equipe Masters ( eum pouco da Foccus), quanto amadorismo, menina?!? Fiquei perplexa!! Fico me questionando o que adianta tantos cursos, MBA, Pós, dinheiro investido para que eles, selecionados para uma entrevista como o Aprendiz 5, não tenham aprendido ao longo da vida terem ética e saberem se relacionar com gente! Algo tão simples e que dinheiro nenhum pode pagar para nós aprendermos. =/ Desejo muita sorte para o Justus, do fundo do meu coração. Pouquíssimas são as pessoas com presença, ousadia equilibrada e profissionalismo que percebo nessa edição de O Aprendiz que iniciou. Bjinho, Vivi!!!!;)))

RETIREI O BLOG disse...

Vivi,

Os 15 desmereceram a seleção feita!
Os 15 concordaram em burlar as normas!
Hoje só posso dizer que É A VERGONHA!
Como é possível escolher um sócio entre 15 pessoas que concordam em enganar para tirar vantagem do próximo?
Como confiar?
ÉTICA, HONESTIDADE, estavam na chamada do programa e são fundamentais em qualquer relacionamento! E isso foi descartado pelos candidatos na prova de hoje.
Espero sinceramente que eles apresentem bons resultados na próxima prova...pois não estão honrando a seleção, e nós que fizemos o teste ficamos decepcionados, pois eles foram escolhidos por terem sido felizes no dia do teste. Logo, nos representam...e está pegando mal, sinceramente!
Adorei o desempenho do Justus!
Ele foi muito correto em todos os momentos do programa!
Deu um show!
Beijos!

Anônimo disse...

Gostei muitooo !

DEIXAR DE LER AS INSTRUÇÕES FOI UM ERRO TREMENDO. Não importa se foi por distração, por nervosismo...

Quanto a demissão, apesar do Douglas ter demonstrado diversas vezes uma falta de equilibrio(nao deixava as pessoas terminarem de falar sobre seus pontos de vista e durante a prova ficou irritado) ele me pareceu bastante inteligente. Eu demitiria a Fernanda!

Ah nao posso deixar de comentar algo magnifico: PASSAR TRECHOS DA PROVA NA TV DURANTE AS DISCUSSÕES NA SALA DE REUNIÃO.... MTO BOM!

Anônimo disse...

E o grande destaque da prova foi...... O Roberto Justus

Mais uma vez vimos um erro primários demais para pessoas que têm um currículo tão impressionante (pelo menos para quem fez a seleção).

Fico imaginando um sócio que ACHA que por conhecer o básico da burocracia não seja necessário ler todas as partes de um contrato! Francamente, se eu estive no lugar do Roberto, teria uma conversa com todo o grupo e passaria a visão que nós estamos tendo deles, como também a visão que o publico de uma maneira geral esta tendo. Essa atitude seria plausível, não só para a melhora do programa e si, como principalmente para lembrar aos candidatos de que o que esta valendo é uma sociedade significativa no maior grupo de comunicação do país. Esse programa não é uma gincana de quem tem o maior ego e de quem sabe “verbalizar” melhor, até agora COMPETÊNCIA que é bom mesmo ninguém mostrou.

Se tivermos que eleger um campeão nesse momento eu indicaria o Danilo, não por competência, mas por ser o que mais se ACHA! A atitude do Roberto em dispensa-lo da sala de reunião depois de ter mostrado a cena em que ele se vangloriava da infeliz idéia de trapacear e ainda achar que estava abafando foi o ponto alto do episódio de ontem.

Se bem que ele tem como forte concorrente a Fernanda, no momento em que ela dizia que tinha dado apenas a idéia da gincana e logo em seguida o Roberto exibiu a imagem dela falando a respeito do MBA.

É realmente lamentável que pessoas que se julgam tão capazes, só conseguem demonstrar incompetência.

A prévia da próxima prova me deixou mais animada. Quero ver agora a determinação, ousadia e estratégia que dizem ter. Acredito que essa próxima prova será a verdadeira prova dos 9!

Vou aguardar ansiosa pelos novos resultatdos!

Unknown disse...

Vivi,
Como te falei, não gosto de me expor, porém não resisto e preciso deixar minha opinião.

Apaguei tudo do meu Orkut sobre o Aprendiz e prometi que não iria perder meu tempo assistindo ao programa, mas não deu. É difícil largar um vício assim tão fácil, ainda mais quando esse vício é produtivo, pelo mesmo eu sempre tirei proveito do programa para a minha vida pessoal e profissional.

Assistindo ao segundo episódio eu pude perceber que o foco do programa mudou, pois antes o objetivo era apresentar aos telespectadores a qualidade e experiência dos candidatos na atuação com o mercado, hoje o foco está voltado para o Roberto Justus e seu conselheiro. Eles estão tendo que ensinar para empresários e profissionais, com ótimas referências curriculares, princípios básicos: como se comportar, falar, ética e profissionalismo. Isso é vergonhoso, um absurdo e ainda está sendo transmitido em rede nacional.

È inadmissível o que os candidatos estão fazendo, ou melhor, não estão fazendo. A equipe Master debochando do dossiê “.....o resto é aquilo que estava escrito na prova anterior....”. Como eles foram criticados no resultado anterior eles deveriam pelo menos tentar mostrar na próxima prova o potencial de cada um e justificar o fato de serem selecionados a participar do programa, mas isso não aconteceu. Foi um fracasso novamente. Até quando eles irão agir dessa forma? Vão precisar de quantas provas? Na minha opinião eles são fracos demais para participar do programa e esta seleção não foi bem sucedida. Erraram e feio na escolha dos candidatos. Podem até serem profissionais ótimos, mas não para participar do programa e ser sócio de um empresário com o Roberto Justus.

Mudando para o que interessa, se antes o Roberto era meu ídolo agora ele é meu ídolo em dobro. Que profissional maravilhoso. A cada dia ele me surpreende mais. Suas atitudes e desenvoltura são inexplicáveis. Parabéns! Seria interessante se ele levasse todos os 16 para uma sala de reunião, o que deveria acontecer já que nenhum participante está merecendo ganhar o prêmio de 2 milhões, além de viagens maravilhas.

Ontem eu fiquei mais tranqüila em não ter sido selecionada para participa do programa. Quando falam aquele ditado: “Deus sabe o que faz” eu sempre me frustrava, pois eu não entendia o motivo. Hoje eu entendo e tenho certeza que eu não poderia efetivamente estar ali mesmo, pois sou uma pessoa bastante detalhista, ética e perfeccionista. Não deixaria passar esse detalhe despercebido. Detalhe que na verdade é o marco para o inicio de uma prova, se não fosse não seria necessário a produção do mesmo. Como você mesmo falou na coletiva “Fê, você quase foi selecionada e se você estivesse lá você iria “causar””. Realmente você tem toda razão. Não iria aceitar esse tipo palhaçada.

Parabéns pelo profissionalismo.

Beijos
Fernanda Lopes

Anônimo disse...

Viviane....gostaria de ter o seu email. Quero mandar uma reclamação/sugestão do APRENDIZ MOBILE.

Obrigada

Andressa

Anônimo disse...

Olá Viviane,
Aqui quem fala é o LUPPA.
O Vendedor Pit Bull.
Fizemos o seu livro, lembra.
Preciso falar com você.
luppa@luispauloluppa.com.br
ou
(11) 96131575 / 46126155

Unknown disse...

Esqueci de mencionar que eu sou muito parecida com o Roberto Justus e que jamais eu iria dormir sem ler, reler e ler novamente o dossiê. Ainda sobre este assunto, gostaria de deixar registrado que assisto ao programa em conferência com o André Agra e o mesmo comentou sobre a ilegalidade na execução da prova antes mesmo do término. Este sim “André Agra” deveria ter sido selecionado!!!!

Sobre a demissão eu não concordei com o Roberto. Primeiro pelo fato de ter deixado a equipe Foccus fora da sala de reunião e ainda oferecer um passei para Natal, cidade perfeita, para pessoas mentirosas. Ele não deveria premiar nenhuma equipe, levando todas para a sala de reunião e demitir um de cada.

Por hora é isso .....

Beijos

Anônimo disse...

Vivi, vc matou a charada... Falta SIMPLICIDADE pra essa turma... Estão pecando no básico. E ética é algo básico, não se pode sair de casa sem ela, nem mesmo deixar de usá-la dentro de casa. Não sei se eles estão afobados tentando mostrar logo o potencial, mas o fato é que até agora estão patinando demais e deixando a desejar. Bom, ngm é perfeito, nem eu, nem eles, nem ninguém. Mas eu esperava bem mais!

Um beijo!

Ligia

Everton Leonardo disse...

Ola vivi
olha ele pode ate ter um bom carater
mas ele não soube se controlar.
e isso é uma coisa muito fundamental.

tipo assim se vc quizer da um toque no Roberto Justus
que eu estou aqui pronto pra ir para as provas, e que eu não vou decepcionar. hehehehehehe

esperamos que a 3° prova eles me surpriendam.

A. Agra disse...

Oi Vivi! Mais uma prova, porém agora a frustração quanto aos participantes foi menor uma vez que a surpresa desagradável já havia ocorrido no primeiro episódio. Vou destacar alguns pontos sobre o episódio 2:
1) Concordo com vc que o dossiê é um documento básico e como a Fernanda Lopes comentou, com poucos minutos de prova, sem o dossiê na mão havia percebido que as regras estavam sendo burladas, pois esta é uma prova antiga do programa e que testa o poder de negociação dos candidatos, com argumentos próprios, sem a 'ajuda' dos recursos da Televisão! Para mim isso parece óbvio! Sendo assim agiram absolutamente sem ética, sem noções básicas de negócios, sem humildade, sem respeito com a produção do programa que produziu o documento e repito que indiferente do ambiente, os valores e conceitos básicos prevalecem nas pessoas. Neste momento lembrei de um fato interessante no depoimento de um dos candidatos escolhidos, que disse que foi um amigo que o inscreveu no programa e que nem sabia que existia manual no Desafio Sebrae. Daqui vc já imagina a importância que ele deu para o dossiê.
2) Acho que a partir deste episódio já conseguimos identificar uns 3 bons candidatos que poderão agregar a nós telespectadores e deverão desempenhar um bom papel em uma sociedade tão importante com o Roberto Justus. Esse foi um ponto positivo!
3) O Roberto Justus foi o ponto alto desta edição até então, não serei repetitivo com os atos dele, mas cada ação dele é um aprendizado e é o que está me motivando a continuar a assistir o Aprendiz, pois é uma oportunidade única de analisarmos as ações de um profissional tão importante quanto ele. Sua indignação e argumentos quanto as ações dos candidatos são coerentes com meus pensamentos.
4) Conclui que o perfil empreendedor isolado não obtem sucesso, pois isso está ficando claro em cada prova do Aprendiz 5 e uma boa formação acadêmica e profissional são essenciais, pois não sou defensor de dinâmicas de grupo, mas acredito que se esta técnica fosse aplicada durante a seleção, boa parte deste grupo escolhido não estaria no programa, mas acredito que a produção imaginou que estas pessoas seriam diferenciadas e que já haviam passado por esta situação pelos cargos que exercem no mercado. Mas, infelizmente, no mundo corporativo observamos algumas pessoas em posição de destaque em suas companhias cometendo os mesmos erros que os 16, mas um dia a 'justiça' é estabelecida e isso ficará claro no Programa quando o Roberto disser a famosa frase: 'Você está demitido!' Fica aí uma dica para o próximo Aprendiz, caso tenha o mesmo formato.
Ninguém é perfeito em sua plenitude, mas caso as pessoas empreendedoras participantes do programa fossem bons líderes, tirariam o melhor e minimizariam suas fraquezas com um trabalho em grupo, pois o grupo é bom quando seus componentes se completam em suas competências.
É isto, nos vemos na próxima terça! (Agora entendi pq no questionário tinha uma pergunta sobre habilidades de nado, problemas cardíacos e etc. rsrs)
Beijos!
André Agra

Eder disse...

Oi Vivi!!!
Td bom??? Sumi aí por uns tempos... muito trabalho!!! hehehe

Bom, vi todos os 2 episódios do programa e sinceramente... Eu esperava bem mais dessas pessoas... me baseando no pessoal que foi deixado para trás (The Beans e vários outros...)

Vc se lembra daqueles e-mails que enviávamos p vc e dizíamos sobre os itens: DETERMINAÇÃO, ASTÚCIA E CRIATIVIDADE?

Uma pessoa só consegue ser empreendedora quando UNE ESSAS CARACTERÍSTICAS!!

Agora, quesito que tinha que ser básico: ética.

As atitudes desses "Aprendizes" teve reprovação geral nacional!!

Várias e várias e várias eram as coisas que eles poderiam ter feito para NÃO BURLAR o dossiê.

"Estamos registrando as nossas ações, nossos levantamentos porque nossos Diretores querem nos avaliar; por isso o motivo das câmeras!!!"

De um jeito ou de outro, não estaríamos mentindo nem para o Justus (realmente o avaliador), nem para o fornecedor e muito menos à nação brasileira!

Francamente, o "jeitinho" brasileiro é muito bom no mundo dos negócios, mas acima de tudo, deve estar pautado e encravado nas bases sólidas e límpidas da ética!

Eder Cabral
The Beans

... disse...

Vivi, vi sua entrevista no programar "novas idéias" (acho que é esse o nome) e passei a admirá-la ainda mais. Você citou o blog e eu fui obrigada a dar uma olhada e agora virei sua fã. Parabéns!

Anônimo disse...

A prova de hj (13/05)me causou um incomodo.Não gostei de assistir e acredito que os participantes nao se sentiram bem em participar dela.O tipo de liderança proposta pela prova é coisa do passado, não se constata valores importantes nesse tipo de atuação.

Acho que existem outros meios para se medir a liderança,o trabalho sob pressão, a atuação em equipe e o controle emocional.
Hj em dia essas situações que SUBMETEM as pessoas a condições humilhantes não deveriam ser aplicadas.Acho desnecessarias e ultrapassadas.

Desde quando os treinamento do Exercito são formas admiraveis de medir/desenvolver o trabalho criativo, a liderança compartilhada, e outras habilidades que hoje em dia são importantes no meio corporativo?

Achei a prova retrograda e até perigosa.Mais um pouco passaria proximo de "assedio moral".Não chegou a tanto mas são atitudes como essa que contribuem para comportamentos hostis nas empresas, o que sabemos que acabam levando, em casos extremos, ao assedio moral.

Ve-los submetidos a gritos acaba por ridicularizar os participantes.A lider da equipe vencedora teve que peitar um dos "soldados" aos berros.A filosofia do "quem grita mais alto manda" é coisa de seculos atras.
Me incomodou muito assistir esse episodiode e nao me envolveu na prova, não me instigou mentalmente.

Adoro o Aprendiz e tenho muita admiração pelo Roberto , mas estou começando a achar que a equipe que esta propondo as provas dessa edição não tem sido feliz.Apesar de ter gostado da proposta da prova dos patos

Anônimo disse...

olá, acho relmente que até agora o povo dai tá decepcionando um publico que já se acostumou com a qualidade do aprendiz!
essa tarefa foi mais uma prova do despreparo dos candidatos desse ano, não sei se o nervosismo de estreia e a dificil adaptação contribui para essa serie de erros, porém em comparação com os outros aprendizes estes estão aquem do que todos esperavam!
viviane pede pro roberto apertar!!!!!!! Acho que seria o mais justo nessa prova não premiar niguem!
confio na qualidade do programa e na competencia de quem o faz!
continuarei a essistir ansioso por novas tarefas e torcendo para que as qualidades dos participantes venham a tona!
abraços a todos
Daniel belem/pa

Anônimo disse...

viviane a prova do dia 13/05 mostrou um um pouco da superação que eu estava esperando! a prova mostrou quem está capacitado para lidar com pressoes externas, aceitando e superando desafios, mostrou tambem a importancia do trabalho em equipe e o papel do lider!
só discordo por acha que sim! o lider tinha que ser demitido pois foi clara a perda de controle dele e a falta de atitude, deixando-se dominar pela situação e pela pressao do exercito! e um lider perdido leva todos a falencia!
agora sim a qualidade dos participantes está aparecendo!
e parabens pela atuação das mulheres no grupo!
abraços a todos
Daniel Belem/pa