quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tarefa Exército: nenhum demitido!

Ufa...que tarefa foi essa!? Confesso que foi uma "tarefa" pra mim também, conseguir achar um tempinho antes do novo episódio, para postar a terceira demissão. Nossa, que semana mais agitada...mas isso é muito bom, certo? Quer dizer que as coisas estão acontecendo.

Eu simplesmente adorei a tarefa do Exército! Só não gostei mais porque não pude participar! Sabe que sempre que eu assisto (e imagino que vocês também), eu fico imaginando o que eu faria no lugar deles, o que seria melhor, o que seria pior. Exatamente por isso eu sempre acho que nosso julgamento quanto a performance dos participantes nunca é totalmente justo, porque estamos em casa (ou no trabalho!), assistido a televisão, muito calmamente, sem pressão, sem outros fatores externos, juntos de nossa família ou mesmo sozinhos, porém tendo contato com o "mundo" exterior. A produção deixa os candidatos conviverem durante um certo tempo na sala da suíte presidencial, e depois todos vão para os seus quartos, sozinhos.

O que acontece no Aprendiz é uma junção de milhões de fatores, que leva o candidato ao estresse e ao até "desespero" muito antes do que o normal. Imagina você totalmente sem contato com as pessoas que você gosta, que gostam de você, que te confortam, te dão carinho e atenção!? É inacreditável como a gente se sente sozinho no mundo, praticamente sem ter alguém para conversar direito - tem os outros participantes, mas imagina que todo mundo quer a mesma coisa, e você não pode expor seus pontos fracos, seus medos - para ninguém!

Quando você some tudo isso com a pressão das tarefas, com as palavras e olhares do Walter e do Roberto na sala de reunião, você se trava quase que por completo!

Tudo isso para tentar mostrar pra vocês o quão duro foi aguentar a tarefa do Exército, atravessar os obstáculos, enfrentar os desafios. Eu achei muito, muito justa a decisão de não termos demitidos, e com isso, a tarefa foi um tipo de treinamento de trabalho em equipe e tomada de decisões e avaliações sob pressão, não acham?

A recompensa, desse programa, foi a própria tarefa em si, resta agora ver se algum participante irá aproveitar o que foi "ensinado", e aplicar nas próximas fases!

Até hoje a noite, no Orkut!!!

Beijinhos,
Vivi

23 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vivi! Novamente concordo com você em partes! Quando me perguntaram no teste de VT se O Aprendiz era um sonho, por que não havia me inscrito antes? Respondi embassado em tudo que fiz nos últimos anos, em ações que me preparava para este desafio e não só no lado profissional, mas também emocional. Sendo assim, caso os candidatos não estivessem preparados, na minha opinião, não deveriam ter se candidatado, pois acredito que a pressão é muito forte, mas o mundo corporativo é cheio de pressões também, prazos, pessoas com perfis diferentes para liderar, resultados para entregar, trabalhos sem precedentes e etc.
Em relação a prova, eu adorei! Já realizei alguns treinamentos neste estilo e o aprendizado é enorme, principalmente em relação a liderança e ações sobre pressão. Apesar das associações com o filme Tropa de Elite (se a produção tinha este objetivo, mais uma vez acertaram em cheio como programa de televisão), eu acredito que nesta prova o que tinha que aparecer no perfil dos aprendizes líderes das equipes era o estilo vencedor do 'Bernardinho' de liderar e como isso não apareceu no Clodoaldo, na minha opinião, ele deveria ter sido demitido pelo Roberto.
Beijos,
André Agra

PS.: Até agora não consegui me cadastrar no Aprendiz Mobile!

Marcelo IH - Vuds disse...

Para quem estava com problemas em trabalhar em equipe, realmente essa prova mostrou tudo que poderiam aprender a respeito...

Agora vamos ver se aprenderam mesmo! hehehe

Eu gostei da prova, com certeza uma das melhores de todas as edições!

Beijos Vivi!

George Azevedo disse...

Vivi, trechos de um tópico q eu abri na comunidade para enaltecer a prova:
Trechos desta matéria importantes:
"Isso (o treinamento) despertará nos alunos o espírito aventureiro e o instinto de sobrevivência, essenciais no mundo dos negócios"

"o objetivo principal é preparar os jovens executivos para comandar empresas globais ou que estejam iniciando seu processo de internacionalização. “O grande desafio para eles é conhecer bem o território onde irão chegar, os costumes, a cultura, o mercado, para poderem utilizar esses fatores a seu favor”

“As escolas hoje não ensinam a pensar e a estratégia militar, assim como um jogo de xadrez, consegue isso"

“ Na estratégia militar, os problemas não são tratados isoladamente. Aprendemos a detectá-los na matriz, na estrutura”

"Esse tipo de visão estratégica não é o aprendizado mais indicado para profissionais em início de carreira."

Como se ve na ultima observação, não é mesmo para quem começou a carreira e ou ainda nem começou.

Anônimo disse...

Oi, Vivi! Td certinho??

Eu gostei bastante da prova, e não tinha analisado por essa ótica que vc propôs, de que foi um treinamento e que eles tirassem proveito disso. Me parece uma boa ótica!

O confinamento deve ser mesmo mto cruel... Nossa, não é pra qualquer um. É uma prova de fogo, e mais que isso, um processo de auto-conhecimento.

Agora convenhamos... o Justus foi um verdadeiro Papai Noel, pois presenteou as duas equipes e ainda não demitiu ngm! Rsrsrsrs! O Justus não é mais o mesmo... Ou uma coisa ou outra, ele tinha q ter optado ou por presentear a equipe perdedora ou pela não demissão. E não acho que necessariamente diminuir o número de participantes de uma equipe e aumentar o da outra seja uma punição.

Bom, estou agora assistindo mais um episódio, e ansiosa para seu próximo post! Quem será demitido hj? Acho q de hj não passa essa demissão hein? Hehehe!

Beijinhos!

Obr. Karol Campos disse...

Oi Vivi,

Agora sim... Isso é o Aprendiz!!!!

A prova foi simplesmente fantástica, ainda não tive a oportunidade de fazer um treinamento desse tipo, mas já achei uma empresa que faz só esta faltando montar um grupo... e ai topa ?!?!?! RSRSRS

Bom, acho que esse era o empurrãozinho (pra ser beeeeeeeemmm modesta) que esse grupo precisava, para entenderem que eles precisam trabalhar em grupo se quiserem vencer!

Foi simplesmente fantástica, acho que já podemos sentir os reflexos dela na prova de hj (15/05/2008)

A Sandra e o Henrique se mostram muito bons mesmo!!! E a Adriana tb tem se destacado positivamente!

Apenas uma coisa que eu fiquei chateada foi do Roberto ter "premiado" as duas equipes, não por que a Focoos não merecia, mas sim pela lógica: Pq premiar as duas equipes qdo ambas vão bem e não punir as duas equipes qdo ambas vão mal?

Mas em fim o Aprendiz não está decepcionando como alguns estão falando, continuo aprendendo bastante com cada edição

E graças a Deus que a televisão brasileira pode ter um programa como o Aprendiz!

Bjussss, saudades!!!

Unknown disse...

Esta tarefa do Exército trabalhou principalmente a inteligência emocional dos participantes; quem teve o lado emocional mais forte se destacou; acredito que por esta razão as mulheres foram tão elogiadas;Para mim, esta é uma grande lição, colocar mais sentimento no discusso e nas atitudes para que elas se tornem verdadeiras. Imagino se o lidér falasse aos comandados com sentimento verdadeiro, munido seja de "raiva", "fome", "frio","sono" motivaria melhor a equipe.

Bjs Vivi
Sou teu fã e gostaria de tb te adicinar no orkut
Fabiano Almeida

Unknown disse...

Ola Viviane, tudo bem?

Acompanho o Aprendiz desde a versão 2. Infelizmente não vi sua participação, mas sempre que possível, vejo os episódios da primeira versão vinculados no Youtube.

Sobre a prova do Exército, não concordei com a decisão do Roberto. Acho que realmente o lider deveria ter sido demetido. Não soube conduzir a equipe sob pressão. Quando tiver algo na empresa o que ele vai fazer?

Fiz exército, 11 anos atrás e tambem realizei esta prova. Ficou para sempre em minha vida esta experiência.

Gostaria muito de conversar com a srta. A encontrei no orkut, mas ainda não fui adicionado em seu rol de amigos.

Se possível, me adiciona tanto no orkut quanto no MSN, ok?

MSN: jpcamargo@hotmail.com

Abs,

JP

Everton Leonardo disse...

ola vivi
olha essa foi uma prova que eu queria muito mas muito mesmo estar lá.
adorei essa prova.

Em relação a não demitir ninguem
eu não gostei não
tinha o nicolini tão é que na prova seguinte que foi a de ontem ele mais uma vez deu um vechame legal.

Inte mais.

Unknown disse...

Vivi,
A tarefa foi maravilhosa, mais uma novidade surpreendente. Nada de críticas com realção a esta tarefa. Todos mostraram sua garra física.
Com relação a sala de reunião eu não concordo em não demitir ninguem. Sei que todos batalharam, literalmente, mas não justifica deixá-los fora de uma demissão ainda mais que foram surpreendidos com um spa maravilhoso. Mas isso não teve tanta relevancia. Foi perfeito.
Com relação a pressão eu faço as palavras do André Agra as minhas. Nunca me inscrevi no programa pois me achava imatura e sem estrutura profissional e psicológica para enfrentar o Roberto.
Para nós que estamos dentro do mercado estamos sujeitos a essas pressões diariamente e isso implica em uma demissão real e não fictícia como é no programa. Se você já foi selecionado e está dentro do processo é hora de mostrar para que veio e dar resultados positivos.
Sei que falar de uma situação sem passar por ela é muito fácil. Ficar na frente da TV só critiando também, mas não pense que é fácil saber das suas qualidades, ter passado por toda aquela seleção e saber que você está preparada e que daria tudo para estar ali é ainda mais difícil.

Beijos

Unknown disse...

Olá Vivi, td bom?
Legal a iniciativa do seu blog. Sou membro da comunidade Aprendiz do Orkut e acredito que a edição do primeiro programa onde você foi a grande vencedora, continua sendo a melhor de todas na minha opinião.
Você soube ganhar com competência e garra, mas sem perder sua essência feminina e delicada. Olha, está sendo difícil uma outra candidata que tenha uma postura semelhante a sua, embora a gente saiba que a graça está mesmo nas diferenças. Eu particulamente abomino o comportamento da candidata Fernanda - acho que ela é arrogante, não sabe se comunicar sem parecer que é a dona da razão, além de se mostrar uma tremenda cascateira,como vimos no segundo episódio. Uma pessoa para ser competente, não precisa ser soberba e é isso que eu acho muito bacana na sua imagem: você mostra que venceu sem precisar sapatear em ninguém.
É isso, beijos
Ambrósio Morgado

Anônimo disse...

Vivi, desculpe aproveitar o espaço, mas talvez possa me ajudar. É que gostaria muito de mandar um e-mail bem legal p/ o Roberto Justus, e não precisa se preocupar, que não é para pedir emprego...rs Posso até mandar a vc antes, para ficar sbendo a respeito do que se trata, mas quero muito poder enviar diretamente a ele. Veja como pode me ajudar, pois não sei muito bem onde poderei achar algum e-mail que ele acesse. Obrigado.

Unknown disse...

Essa foi para mim a melhor prova ate agora !!!! Eu ri muito !!!! Hahahahahaha.....Servio como castigo por eles serem tao ruins nas primeiras provas.

Anônimo disse...

Olá ViVi,as coisas estão mais tranquilas? (pergunto logo assim por que sei que no mundo em que você vive ADRENALINA não falta.. rs) Bem queria começar dizendo que vi sua entrevista no programa da TV GAZETA de tarde no programa daquela moça simpática que não recordo o nome agora. Olha se já tinha simpatia pela sua pessoa a entrevista assistida por mim só veio confirmar o "Doce" de menina que você é - a intensão não é de se puxa saco - nossa ri muito com os acontecimentos vividos por você na policia, e dei quela respirada quando ouvi tudo sobre sua saga para conseguir trabalhar no prédio bonito (banco) que você via da sua casa, nossaaaaaa, isso que é DETERMINAÇÃO!
Me sinto muito orgulhosa de ser representada por você como mulher no mundo em que a palavra final muitas vezes e imperativamente masculina.
Agora que descobri seu Blog, e pelo que vi na entrevista creio que você lê mesmo, serei sempre figurinha carimbada aqui. :-)
ahhh, comentando sobre a prova do EXERCITO, nossa senhora da medalha milagrosa, gente acho q o desgaste corpo ali foi 45% de motivo dos participantes para falhar e 55% de psicologico, os tenentes não deram nenhhuma folguinha. Achei hiper justo o Roberto ter tomado aquela decisão, raciocinio rápido e lógico!

Meu nome é Brisa Mesquita,de Fortaleza - Ce!!

bjos menina mulher!

ptostes disse...

Vivi você tem um e-mail pessoal?
ou um profissional, sei la

queria conversar com você por e-mail!

qualquer coisa, me mande um que dai fica mais facil
patricia__tostes@hotmail.com

:D

Caio disse...

Olá Vivianne, meu nome mé Caio Costa, sou editor do Blogcitário, um blog onde falo sobre o mundo da publicidade.

Gostaria de fazer uma mini entrevista com vc, via e-mail, sobre o Aprendiz. Se vc puder responder, envie uma mensagem para blogcitario@yahoo.com.br

Desde já, agradeço a atenção.

Caio disse...

Esqueci de postar o endereço do meu blog:
www.novoblogcitario.blogspot.com

Anônimo disse...

Essa tarefa foi ótima mesmo, Vivi. Durante o Aprendiz 4, sempre achávamos que ia ter uma prova assim. A cada nova tarefa, eu fazia uma mochila com muitas coisinhas pra comer, água, roupa de malha e um tênis. Tudo pra gente era uma surpresa, então era melhor estar preparada!
Gostaria de ter participado assim como você, já que é uma oportunidade e uma experiência única!
Bjs querida!!!

Luisa Gontijo - Aprendiz 4

Anônimo disse...

Vivi, como mencionei anteriormente e sei que parece loucura, mas gostaria muito de enviar um e-mail para o Sr. Roberto Justus, simplesmente para poder dizer sobre minha admiração que tenho para com ele. Se necessário, envio antes para você para ver que não tem nada de mais. Poderia me ajudar nesta tarefa? Obrigado.
Meu e-mail é junior@chopan.com.br

Anônimo disse...

Oi Viviane!

Na prova do quiz, prova que mais gosto porque envolve CONHECIMENTO, o Rodrigo foi fraco, mas pior desempenho que ele, na prova e na sala de reunião, foi do Ricardo que se omitiu respondendo apenas uma (errou) e na sala de reunião ficou completamente calado. A Fernanda só acertou a pergunta da Mulher Maravilha, mesmo assim quando já tinha dicas mais do que suficientes para acertar, além do fato de chamar o Henrique de mau caráter com mais enfase do que a lider. Além disso, para chamar uma pessoa de mau-caráter tem que ter muita certeza.

A próxima eliminação para mim, caso a equipe masters perca novamente, é a do Ricardo que, depois do sermão que tomou do Justus no primeiro programa considerando-o um lider fraco, apagou-se completamente no programa. Ao invés de absorver o sermão do Justus como um aprendizado e motivação para mostrar que ele era diferente, omitiu-se ficou calado nas provas e salas de reuniões.

Na minha opinião, há 1 candidato que mostrou muita garra e visão de projeto que foi o Henrique. Depois dele, vem a Sandra, Patricia e talvez a Adriana.

Ainda é cedo para fazer uma avaliação melhor. Acho que nos dois próximos programas, vai ser possível arriscar um palpite mais preciso.

Um abraço.

P.S : Eu também tenho um blog e lá criei um post com os comentários sobre os episódios 1 a 6. Quem quiser acessar, é só clicar no link :

http://marcelao.wordpress.com/2008/05/23/aprendiz-5-comentarios-episodios-1-a-6/

Toda quinta-feira, estarei postando um comentário sobre os dois últimos episódios.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Vivi! Tudo Bom??
Primeiro queria te parabenizar pelo seu blog, seus textos são muito bons e com certeza não entendo o por quê de não ter acessado antes! hehe
A prova do exército, foi realmente algo desafiador, algo que pessoas como eu e você adoramos.
Mas gostaria de tecer um comentário sobre a demissão de ontem, 29/05/2008 da participante Andreia Silva.
Participei do processo seletivo para o Aprendiz 5, fiquei entre os 995 melhores mas infelizmente não fui convocado para as entrevistas no SEBRAE, provavelmente porque ainda sou universitário e "não teria tanta" experiência de vida como uma pessoa graduada, mas o que a Andreia disse ontem mostra de forma clara que nem sempre um diploma na parede mostra do que a pessoa é capaz. Não quero justificar aqueles que não estudam, muito pelo contrário eu adoro estudar, fiz intercâmbio na Alemanha, estou embarcando para o Canadá e já planejo minha especialização em Marketing fora, o século XXI é o século do conhecimento não é mesmo? Mas a frase dela realmente me deixou triste. Muitas pessoas, e eu me encaixo nesse grupo, dariam a vida pra estar no lugar dela, tenho só 21 anos de idade e tive que me mudar de São Paulo, deixando um estágio na Ford Motor Company, mais precisamente no Marketing da Jaguar para ajudar a administrar os negócios da minha família no Rio Grande do Norte, me considero batalhador e sempre disposto e preparado para novos desafios, Se Ricardo Bellino se tornou sócio de John Casablancas aos 21 anos de idade por que eu não poderia ser sócio de Roberto Justus?
Enfim, o despreparo dela, a falta de maturidade e experiência de vida, que não está sempre ligado ao tempo que você viveu mais sim pelo o que você passou e passa, me deixaram realmente triste.
Espero que um dia a vida cruze nossos caminhos.
Até Breve
Fernando de Menezes

Anônimo disse...

Viviii, cadê as atualizações? Hehehe! Eu sei o quanto deve estar corrido a todos vcs...

Bom, de qq forma, meu parecer sobre o que vem acontecendo nos últimos episódios:

- O Henrique está se saindo mal na minha opinião, pois ele cruza o tempo todo a tênue linha entre ser persistente e intransigente.

- A Fernanda foi demitida prematuramente, cabia muito mais a demissão do Henrique, que mais atrapalhou do que ajudou o grupo na tarefa da logística.

- Boa a demissão da Andréa, onde já se viu chegar onde chegou e dizer que não está pronta? Poxa, me põe lá, estou prontíssima!!!

- A Adriana, a Maura e a Sandra estão se destacando muito; dali tem q sair o sócio!

Dê uma olhadinha no meu blog depois, não tem muita coisa sobre o aprendiz, mas tem vc lá!

Beijos, sucesso!

Unknown disse...

vivi, essa é a 2vez q tento entrar em contato contigo,sei q voce é muito ocupada,mais te suplico,se voce puder me ajudar financeiramente,pois eu sou uma mae desesperada com muitas dividas.sei q voce nao tem nada a ver, mais tenho certeza q se essa mensagem chegar até voce, eu serei ajudada.entra em contato comigo pelo meu email, nao tenha medo, sou uma pessoa normal.te admiro muito.DEUS te abençoe cada vez mais