terça-feira, 3 de junho de 2008


Oi pessoal! Olhando agora os últimos posts, eu realmente abandonei vocês! Sorry...As coisas estão uma loucura aqui na agência, várias concorrências ao mesmo tempo, mil coisas na cabeça, Aprendiz, etc...

Vocês estão se divertindo com o programa ainda? Eu estou cada dia mais ansiosa...Esse programa está cheio de surpresas, cada dia acontece uma coisa mais imprevisível do que a outra, inacreditável! Vocês vão ver.

Eu fiquei tanto tempo também longe daqui porque estava preparando uma palestra sobre Inovação e Tecnologia, que apresentei em Palmas, Tocantins, no 12 Enato - Encontro dos Administradores de Tocantis, nessa quinta-feira passada, dia 30. O encontro foi muito bom, lotado de alunos e professores das instituições de ensino de todo o Estado, e também de empresários da região. Meu recado final era que nós devemos estar sempre antenados nas novas tendências tecnológicas, mudando junto com elas, e adaptando os nossos negócios aos novos tempos.

Falei um pouco também sobre o surgimento de um novo profissional (aprendizado que tive pelo Walter Longo), o profissional Nexialista. Ele é aquele que não é mais um especialista, é o que tem experiência em diversos tipos de ambiente e também uma formação diferenciada, e, citando Walter Longo novamente: "é o que não tem todas as respostas, mas sabe onde encontrá-las".

Esse é o profissional que o mercado procura, não o "bitolado", aquele que se forma, faz especialização, faz MBA, faz pós, sempre na mesma área...esse não consegue mais se virar num mundo diferente, num mundo rápido' onde o pensamento "fora da caixa" é exigido cada vez mais; onde entretenimento, comunicação e interatividade se juntam formando uma coisa só. Para esse mundo é preciso ter experiências inusitadas, opiniões divergentes do todo, formação diferente.

Enfim, essa é minha área de estudo agora!!!!

E vocês? São especialistas, ou nexialistas???

Beijinhos e boa semana,
Vivi

13 comentários:

Anônimo disse...

Vivi,

Parabéns mais uma vez. Não canso de te elogiar.

Realmente informação é tudo, não basta ter diploma, tem que saber usar no local e na hora certa.

Que legal a sua palestra, estou organizando o II Fórum de Novas Tendências Tecnológica dia 17 de junho em Brasilia. Se eu soubesse antes até que eu iria propor uma palestra sua, mas o evento está fechado e a verba já foi liberada.

Com relação ao programa, realmente muitas surpresas estão acontecendo, não acreditei que a Andréia falou que não está preparada para ser sócia do Roberto. Ela tirou a vaga de uma pessoa que está, que loucura!!!! Eu poderia estar lá.

Hoje já dá para identificar os bons que estão no programa. Muitos ainda não sabem o que estão fazendo alí.

Beijos e sucesso!!!!
Fernanda Lopes

Anônimo disse...

Oi Vivi! Que surpresa boa este seu último post! Quanto ao Aprendiz, o programa está entrando na fase de 'peneirar' os bons candidatos e com isso o nível está melhorando e também, as provas cada vez mais criativas, muito bom!
Deve ser excelente para sua formação ter mentores como o Roberto e o Walter Longo! O Walter tem uma trajetória super vencedora e hoje é uma das pessoas que mais presto atenção no mercado e mais uma vez ele tem razão em relação aos profissionais nexialistas e sempre procurei percorrer a minha carreira neste caminho, apesar da minha formação na área de Finanças sempre procurei atuar em áreas que dessem uma visão do todo nos negócios (como: Planejamento Estratégico e Planejamento Financeiro/Econômico) e ficar antenado em inovações em áreas como marketing, tecnologia, comunicação dentre outras, pois hoje não basta se antecipar as respostas e sim, tb ter bons caminhos de onde procurá-las. Beijos e vamos a mais episódio de 'O Aprendiz'!

Anônimo disse...

Vivi,
Como estudante de administraçao, ler é enriquecedor sempre!
Achei interessante esse conceito que você comentou no seu blog, isso só aumenta a nossa bagagem de conhecimento.
Quero um dia pode presenciar uma palestra sua, sou fã seu como espectador do aprendiz! :DD

Beijos
Geociano Souto
[Recife-PE]

Marcelo IH - Vuds disse...

Eu sou nexialista com certeza!

Estou louco para mandar meu projeto para avaliação... Ainda faltam alguns detalhes.

Beijos!

Anônimo disse...

Vivi, que bacana esse evento!

Quanto ao Aprendiz, tenho que concordar que está cheio de surpresas mesmo. Ah, e antes que me esqueça de novo, vc está linda nas vinhetas!

Uhuuuuuuuuuuu, fiquei feliz, agora eu sei o que eu sou!!! Uma nexialista de mão cheia! Vou adotar esse termo nas entrevistas, quando os selecionadores olham o meu currículo e questionam o meu verdadeiro objetivo profissional, vou mandar essa: "sou uma nexialista" ahahaha, adorei!!

Na verdade eu tenho um objetivo, que é em Marketing, mas minha experiência profissional é do tipo "conhecer de tudo um pouco".

Thanks, Longo e Vivi!

Beijos e sucesso!

Anônimo disse...

Viviane,

já que você anda se interessando pela inovação e tecnologia, e uma vez que tenho como diretriz de vida compartilhar conhecimento. Assista a esse video no youtube que tem tudo a ver com o que você escreveu sobre o profissional se adaptar as mudanças e, principalmente, a velocidade dessas mudanças.

O video está no link :
http://www.youtube.com/watch?v=pMcfrLYDm2U&feature=related

No meu blog, tenho uma palestra sobre essa mudança de época que estamos passando. Se quiser baixar os slides é só acessar o link :

http://marcelao.wordpress.com/2008/05/18/palestra-realizada-na-aiec/

No mais, se quiser continuar trocando e compartilhando idéias,principalmente quanto as tendências da tecnologia, é só fazer um comentário no meu blog www.marcelao.wordpress.com

Um abraço,

Marcelo de Souza Bastos, PMP
Brasília DF

Anônimo disse...

Oi Viviane,


complementando o post anterior, indico para você um livro chamado "Wikinomics" que fala sobre essa revolução da era do conhecimento está trazendo, evoluindo de um modelo de economia em massa para um modelo de colaboração em massa.

No meu blog tem um resumo do livro. Acesse o link :

http://marcelao.wordpress.com/2008/03/01/livro-wikinomics/

Tenho certeza que você vai gostar dele.

Um abraço,

Marcelo de Souza Bastos, PMP
Brasília DF

Morien Bendinelli disse...

oi Vivi!
"Nexialista"! Não poderia concordar mais com você e com o Walter Longo. Já havia ouvido falar sobre isso (sem conhecer o termo), mesmo numa área como a minha (Tecnologia da Informação), considerada por muitos uma "área para bitolados".
Afinal, informação está aí, de graça, virtualmente ao alcance de todos.

Abraços!

Anônimo disse...

Sempre achei que eu sabia um pouco de muitas coisas e em alguns casos um pouco melhor, mas agora achei o termo para isso!

Samir disse...

um nexialista poderia ser uma pessoa autodidata? me considero um nexialista nato, acho que isso não se aprende tao facilmente como quem ja tem um dom, pois os que possuem dom ja sabem naturalmente como agir e ja os que aprendem, usam de outros meios para ser um, assim como pessoas autodidatas, quanto ao lado de ser um novo profissional dos tempos modernos, pelo menos no meu estado é muito dificil voce conseguir um trabalho bom sendo apenas formado e sendo um nexialista, aqui ainda predomina a questao dos estudos no curriculum, não temos ainda bons empreendedores de visão aqui para ver essa lado desse novo profissional, acho que por isso não consigo um cargo bom, apesar do meu curriculum ser bom, procuram muitas pessoas de nivel medio para trabalharem muito e ganhar pouco, infelizmente na maioria, aqui é dessa forma.

Unknown disse...

COMO VAI VIVIANE!!??
A SUA PALESTRA,COMPETINDO PARA LIDERAR,EM TERESINA-PI, FOI ÓTIMA!!
SUA PERCEPÇÃO ACERCA DE COMO DEVE SER O PROFISSIONAL DE HOJE,ME DERAM GRANDES CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS!!SÓ PRA REFORÇAR,ACHO QEU EU ERA O ÚNICO PEDAGOGO NO DIA DA SUA PALESTRA!!RSRS!!
CONTINUE LEVANDO PESSOAS A MELHORAR SEMPRE!!
PARABÉNS

Lucas disse...

Parabéns Vivi, assisti ao aprendiz 1 em apenas dois dias porque achei o programa muito bom além de muito ensinador. Parabéns pela sua vitória pois temos todos a certeza de que ela não foi fácil. Bom, pelo menos um comentário em 2012, antes que o mundo acabe rsrsrs.

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.