quinta-feira, 12 de junho de 2008

Arrependimentos...

Oi pessoal, estou de volta!

Fiquei com muita vontade de escrever principalmente agora com a saída da Sandra. É engraçado como a gente julga as pessoas, e nesse caso, nossa, como ela foi julgada...
Eu entendo totalmente que a gente considere o que ela fez uma atitude ingrata, sendo que tantas pessoas dariam tudo para estar no lugar dela. Acontece que mais coisas acontecem durante o programa do que a gente é capaz de assistir na Tv.

Quando eu comecei a escrever sobre ela, percebi que no fundo estava escrevendo sobre mim mesma. Não vou dar detalhes, mas eu fiz a mesma coisa um dia... Eu fui envolvida em um projeto no trabalho que eu adorava, e me sentia bem fazendo. De repente, uma pessoa foi contratada, e começou a fazer a mesma coisa que eu, a se envolver, dando palpites, sem discutir comigo o que estava pensando, e sim diretamente com o meu chefe na época. Eu fiquei muito, muito chateada, e durante uma reunião eu disse que iria embora, que trabalho para ser feliz e para crescer, e que ao redor de pessoas como ela não seria nem feliz, nem cresceria.

Graças a Deus isso aconteceu numa sexta-feira, e passei o sábado e o domingo pensando no que tinha feito. Inacreditável como aprendi com tudo isso! Não só percebi que estava sendo infantil, que não poderia abrir mão de um sonho por causa de uma pessoa que talvez nunca mais visse na vida, como também aprendi que dentro do ambiente de trabalho é muito difícil ter amigos de verdade. As pessoas que pensei que me ajudariam, se viraram contra mim, e na época fiquei muito triste. Hoje, acho ótimo que tudo isso aconteceu.

Na segunda-feira, fui convencida de que minha atitude era uma bobagem, e continuei trabalhando lá. Como disse, aprendi muito, mas ainda cometo milhares de erros, que depois me arrependo profundamente...depois, quero dizer, alguns minutos depois!

Aqui vai a dica: muito cuidado para não tomar decisões importantes baseadas puramente em impulsos, em emoções. É sempre bom voltar pra casa, colocar a cabeça no traveseiro e refletir melhor. As vezes é bom engolir alguns sapos...outra coisa, é que a gente tem a tendência de, ou idolatrar nosso chefe, ou achar que ele é péssimo, nunca achamos que ele é simplesmente bom, e humano, podendo errar também. Na época, eu o idolatrava, depois disso, sei que ele tem tantos defeitos quanto eu, e que ambos precisamos sempre melhorar. Outra coisa muito importante: por mais que você precise desabafar, e confie nas pessoas ao seu lado, tente ao máximo não falar da sua vida pessoal no escritório, faça uma força, quando precisar falar com alguém, saia da sua sala, pegue seu celular, e ligue para aquele seu amigo de infância! :)

Enfim, essa foi a semana da reflexão, e devo tudo a Sandra. Mas preciso dizer uma coisa sobre pessoas assim: ELAS SAO MUITO, MUITO CORAJOSAS, isso ninguém pode negar!

Beijinhos,
Vivi

28 comentários:

Anônimo disse...

Vivi,

Muito sensato teu comentário, principalmente qdo vc diz "é bom voltarmos pra casa, deitar no traveseiro e pensar..."

Isso de fato deve acontecer. O que mais tento na minha vida é nao tomar decisões por impulso, ou pelo calor do momento. Ja fiz isso muito, e sempre me arrependi depois.

Hoje, procuro ser um pouco mais "frio" ao tomar decisões, e ainda sim, peco muito nisso!

Vivi, maravilhoso teu post.
Parabens!

Grande abraço
Daniel Campos

Priscila_Ma disse...

Vivi, concordo plenamente com vc apesar de eu ter ficado chateada porque no fim a Sandra foi que se deu mal e o Henrique ficou...
Não vi como arrogância da parte dela, pois penso que devemos expor nossas opiniões... É aceitando tudo que nada muda! sem contar todo o estresse durante o programa...
Espero que o Justus não escolha o Henrique para sócio tendo candidatos muito, mas muito melhores, né!

Amo seus posts! Vc é mais que especial!

Aquele abraço, Priscila , 18 - RS.

Unknown disse...

Primeiramente quero dizer que sou sua fã, sempre digo "A Vivi é minha idola". Bom! sobre a Sandra posso diser que virou uma outra idola, pois achei muito corajosa a atitude dela e também concordo que devemos cuidar para não tomarmos decisões por impulso. Por fim parabéns.

Marcelo IH - Vuds disse...

Também já passei por situação parecida, de se sentir pressionado simplesmente por não estar gostando de uma situação e assim, tomar uma atitude por impulso.

No meu caso, eu rodei, e até me reerguer levou 1 ano. Hoje penso que a atitude que tomei foi até apropriada, mas a forma como conduzi a situação foi abominável.

Essa demissão da Sandra mexeu comigo, não só por causa desta minha lembrança, mas também por todo o processo de seleção deste Aprendiz em que passamos.

Beijos Vivi!

ALINE LUCAS disse...

Vivianne,

Sou sua fã de carterinha, acompanho todos os seus passos e aprendo muito a cada palestra, entrevista e etc.

Parabéns pelo sucesso!!

Obr. Karol Campos disse...

Caramba, realmente olhando por esse prisma a coisa parece ser bem diferente. Julguei muito a Sandra pela atitude dela, não pela atitude em sí, mas pela maneira como os fatos aconteceram.

De qualquer forma vou durmir hj pensando nesse artigo

Bjus Vivi

Anônimo disse...

Vivi, bom dia!

Eu concordo com o que vc disse sobre não abrirmos mão de um sonho no primeiro obstáculo. Temos que ponderar e pesar tudo na balança. Mas creio muito q nossa vida não gira em torno de um sonho, são os sonhos que nos rodeiam e nos motivam a seguir, mas eles não são a base da vida.

Por isso, no caso da Sandra, concordei com a atitude dela, e até admirei. Acho que ela foi mto digna e seguiu seus princípios, e sem dúvida, corajosa. A lição que eu tirei disso, foi que temos que avaliar até que ponto um sonho ainda é um sonho, e se as circunstâncias já não o transformaram em algo bem diferente. Sonhos podemos ter milhares, mas os nossos valores são sempre os mesmos, e acho que ela teve fibra.

Beijinhos!!

Lili

Anônimo disse...

Olá Vivi!!!
Concordo com esse seu post, já fiz isso antigamente na empresa que eu trabalhava, por ter uma paixão pela área em que atuo.
Sorte que meu chefe veio conversa comigo para saber se era realmente o que eu queria.
Bom Viviane gostaria de te ver novamente na sala de conselho do aprendiz...

Sou um fã seu e do Roberto Justus...
Abraços boa sorte em sua carreira

Filipe Barbosa disse...

Vivi,

muito bom esse post, aliás, todos que vc faz são ótimos, gosto muito do seu blog!!!

Sobre a demissão da Sandra, foi totalmente justa em relação à atitude que ela tomou
por digamooos "Desrespeitar o chefe", como vc disse, não podemos tomar atitudes precipitadas ou por impulso. Devemos refletir primeiro...

Além disso, ela queria defender uma amiga, isso é comum em todo ambiente de trabalho!. Mas não podemos contradizer a ordem superior...

Acho ela uma excelente profisional e estava torcendo por ela. Acho que ela se arrependeu muito, mesmo dizendo o contrário.

Te adoro vivi!!! .... Um grande beijo e sucesso cada vez mais.

Alex Rocha disse...

Boa tarde, Vivi. É um prazer imenso comentar no seu blog. Quanto ao seu texto, trata-se de uma situação por muitas vezes desagradável. É comum expormos determinados sentimentos e emoções em virtude de uma situação incômoda para somente depois - às vezes tarde demais - avaliarmos se foi bom ou ruim. Constantemente me deparo com situações iguais a esta no escritório. Sabe o que eu faço? Saio para dar uma volta e aproveito essa liberdade que o ambiente de trabalho me proporciona. Ontem foi um dia desses em que eu estava prestes a estourar. Saí, vi pessoas diferentes e voltei calmo, sereno e pude então sentar com os colegas e discutir de forma tranquila os assuntos em questão.

Achei interessante a sua observação para não misturar assusntos pessoais com colegas de trabalho. Sua sugestão de ligar para um amigo de infância está anotada, apesar da maioria dos meus amigos estarem há kilômetros de distância de mim.

Um abraço, querida Vivi.

Unknown disse...

Olá Vivi!
Deixei scraps para você no dois perfis, se der leia e responda ok?
Quanto ao seu comentário, está certissíma! Temos que ter sangue frio mesmo, em algumas situações. O fato de tomarmos uma atitude radical, não mudará o curso das coisas. Ninguém é tão onipotente assim...
Outra coisa que aprendi com o tempo e que você cita, é que realmente, temos a tendência de amar ou odiar nossso superior, o meio termo é mais sensato, porque ele não vai acertar ou errar sempre e não cabe à nós julgá-lo e sim aceitá-lo como ser humano, cheio de falhas.
Torcia para a Sandra, mas acho que ela não quis servir de escada para uma possível vitória do Henrique, talvez tenha se precipitado... espero que fique bem com ela mesma.
Beijo grande, parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Vivi tb acho q o q vc falo é mto verdadeiro e adorei o post! rsrs!


Falando da Sandra eu achei a decisao dela fantastica pq vivi é como o proprio walter falou.. nessa altura de campeonato o roberto tem q olha o historico e nao apenas a prova em si. Agora me responde quem erro MTOOOOO mais q qualquer um q ainda tava la??? O henrique q vinha causando problemas deisde do 1ª episodio em q discutiu com a Fernanda...

Por isso achei q ela fez certinha... Respeito o programa e sei q é mto serio ate pq achei mto merecido msm a sua vitoria mais acho q ja ta ocorrendo uma panelinha... Talvez o Henrique nao seja o socio mais na final tenho certeza q ele estaraa!


Acho q a parte feminina do programa 5 tava MIL VEZES mais forte que a parte masculina... e me decepcionei tb qdo a Sandra saiu e nao teremos nenhuma representante das mulheres na final...


Te adoroo Vivi e desculpa alguma coisaa!...


Mais essa é minha opiniao


Bjooo e escreve sempre viuu!!! Nao abandona a gente aki naoo!!!

George Azevedo disse...

Oi Vivianne,

Realmente o agir pelo impulso sem duvidas pode nos acarretar em gdes perdas.

A vida são feitas de momentos e monetos quase, geralmente, únicos, por isso temos q refletir antes de tomar qualquer atitude, mas refletirmos de forma rápida e objetiva, pois quem muito pensa, não vê o mundo passar.

O que quero dizer é q tudo em nossa vida existe o equilibrio, e chegamos a quase perfeição em alguma coisa qdo sabemos equilibrar os dois lados da moeda.

Abraço

George Azevedo

Marco Aurélio Fedeli disse...

O mercado atual tem exigido um profissional "estrela" que possui brilho próprio e não "lua" que apenas reflete a luz de um colega de equipe. E pode-se até não gostar pessoalmente do Henrique mas não se pode negar que ele possui esse brilho próprio.

Trabalhar em equipe é diferente de trabalhar em grupo e significa trabalhar com pessoas que você "odeia" mas que sendo extremamente competentes não posso abrir mão delas nem deixa-los ir para a concorrência.

As duas situações acima não foram percebidas pela Sandra; já que a Maura só não foi demitida na prova anterior (errou na apresentação final do projeto esquecendo o texto), por conta da desistência da Adriana.

A Sandra cometeu um erro enorme, porque deve ter achado que o Justus iria repensar a situação com aquela batida de mão na mesa. Não foi realmente um desejo de sair, porque ela afinou no meio da conversa.

Além disso, se fosse seguir o cronograma do programa, precisava mandar dois embora logo, porque a prova do exército não teve demissão e a intempestividade da Sandra ajudou a resolver a questão.

De outro lado, o Henrique é um excelente chefe mas não é um bom líder.

Por outro lado, é preciso notar que o Henriqu

Anônimo disse...

Olá Vivianne,

Lembra que te indiquei o livro Wikinomics? Pois é, eu criei um post sobre colaboração. O link é :
http://marcelao.wordpress.com/2008/06/15/inovacao-o-poder-da-colaboracao/

Um abraço,

Marcelo de Souza Bastos, PMP
Brasília DF

Francisco Filho disse...

Está absolutamente certa! A atitude da Sandra foi, na minha opinião, impulsiva demais. Acredito que ela deve ter se arrependido depois, e sua dica de não tomar nenhuma decisão de cabeça quente, imediatamente após o problema é simples e preciosa. Claro que há situações em que é preciso fazer isso, mas na maioria das vezes é melhor ponderar, voltar para casa e pensar, pensar, pensar...
Obrigado também pela dica de deixar a vida pessoal fora do escritório. Para mim, que estou começando a estudar e adentrar nessa cultura organizacional, reflexões assim são muito construtivas.
E sim, a Sandra é corajosa e guerreira, com uma personalidade muito parecida com a que eu acredito ser a desejada pelo Roberto. Ela definitivamente tinha muitas chances de ganhar o programa, mas... já foi, né? Infelizmente.
Vamos ter outro ganhador homem, e você continuará invicta em seu posto! rsrsrs

Abraços!

Unknown disse...

A unica pessoa que prejudica seu desempenho na empresa é voce mesmo.

Ao acordar todos os dias pela manhã, olhando-se no espelho, notar aquela cara cansada ou desaminada por causa do destino que levará ao trabalho daqui alguns minutos, com certeza, é hora de mudar de atitude e quem sabe, mudar de empresa.

Jp

Unknown disse...

Vivianne, um comentário rápido..

O título "arrependimento" é sugestivo, mas a postura da sua fonte inspiradora, a Sandra, passa longe disso. É o tipo de pessoa orgulhosa, que jamais admitirá o erro, mas sim buscará justificativas para aquele impulso inconseqüente.

Sua sorte foi ter encontrado um "abençoado" para apontar sua infantilidade diante da situação - e o azar da Sandra foi não ter encontrado esse alguém no Hilton.

Abraço, Aprendiz

RETIREI O BLOG disse...

Oi Vivi.
Li o seu artigo, e concordo que existem momentos em que falamos algo e logo depois nos arrependemos. Acredito que todos já tenham tido esse momento.
No caso da Sandra, acredito que naquele momento, por segundos, ela considerou que não importaria o quanto ela argumentasse, pois o Henrique sempre sairia vitorioso.
Quando o Roberto perguntou se ela estava desistindo, notei que ela desejava voltar atrás, mas aí já era tarde. São os preciosos minutos que ela não teve.
O que mais me deixou surpresa nesse dia, é que ela estava salva naquela sala! Bastaria ficar em silêncio, engolir o sapo (como você colocou), tomar fôlego e voltar a disputa com toda a determinação. No entanto ela teria que trabalhar com o Henrique, e como você disse, existem coisas que a edição não mostra e que podem ter motivado essa atitude dela.
ótimo artigo!
Beijos.
Lu.

Unknown disse...

olá Vivi
mto bom o seu post, porém, vc está a anos luz da soberba que a Sandra possui, me desculpe, mas vc dizer que se inspirou nela.
nao concordo mesmo!

Érikinha disse...

Vivi, essa é a primeira vez que deixo um comentário aqui, mesmo sendo leitora assídua do blog. Sei que é complicado, mas procure postar sempre, adoro seus comentários.

Mas esse seu último texto tive que comentar. Concordo 100% com que você disse. Muitas vezes é necessário engolir sapo, ficar quetinha no canto refletindo as ações para que isso não se torne em um grande arrependimento depois.

Atitudes muitas vezes tomadas por um certo impulso podem levar a consequências inesperadas. Certamente, vale a pena pensar duas vezes.

Uma lição que é importante sempre lembrar: No seu emprego, quanto menos as pessoas souberem da sua vida pessoal, melhor!

Vivi, adoro você!

E a propósito de que loja são os terminhos que você está usando para a chamada do Aprendiz Mobile... são lindos!!! rs rs

Anônimo disse...

Vivi,

Estou me adaptando ao seu blog,não encontrei um local para escrever sen estar lincado aos seus comentários. Desculpe.

Assistindo mais uma vez ao O Aprendiz, o Roberto ressaltou o erro que é sempre cometido na confecção de BANNERS. Me ajude, pois algumas dicas ao longo dos programas eu já anotei, mas gostaria de saber de você quais são os erros primários para que eu não venha a cometer.
Na confecção do meu último banner eu me lembrei da prova da Claro (acho que foi na sua edição), quando o Roberto falou para colocar a marca ou o nome da empresa na parte de baixo caso o banner ficasse suspenso, pois as pessoas o leriam de baixo para cima.
Hoje aprendi que prender bem um banner faz toda a diferença...rs Na prova de hoje isso ficou muito claro. Também achei legal a idéia das bolas para chamar a atenção e o fato de cada banner ter uma ilustração diferente.
O que mais você poderia me dar de dica?
Um Grande abraço e muito sucesso.
Aline RJ

Aline RJ disse...

Vivi,



Estou me adaptando ao seu blog,não encontrei um local para escrever sen estar lincado aos seus comentários. Desculpe.



Assistindo mais uma vez ao O Aprendiz, o Roberto ressaltou o erro que é sempre cometido na confecção de BANNERS. Me ajude, pois algumas dicas ao longo dos programas eu já anotei, mas gostaria de saber de você quais são os erros primários para que eu não venha a cometer.

Na confecção do meu último banner eu me lembrei da prova da Claro (acho que foi na sua edição), quando o Roberto falou para colocar a marca ou o nome da empresa na parte de baixo caso o banner ficasse suspenso, pois as pessoas o leriam de baixo para cima.



Hoje aprendi que prender bem um banner faz toda a diferença...rs Na prova de hoje isso ficou muito claro. Também achei legal a idéia das bolas para chamar a atenção e o fato de cada banner ter uma ilustração diferente.

O que mais você poderia me dar de dica?

Um Grande abraço e muito sucesso.

Aline Lucas RJ

Chris Araújo Angelotti disse...

Vivi,

Esse tipo de atitude é comum, faz parte do nosso amadurecimento. Não julgo a Sandra não, eu a compreendi. Pena que ela não teve tempo para esfriar a cabeça... Por outro lado, tem vezes que seguir nosso sentimento é sábio, de repente ela sentiu que esse processo de seleção era pesado demais pra ela, embora toda sua qualificação.

Abraços,
Chris Angelotti

Anônimo disse...

Concordo com as suas considerações, sobretudo qto a necessidade de não se transformar um problema - ou mesmo alguém - num obstáculo pra a nossa evolução.

A atitude intempestiva dela é questionável qdo se pensa no contexto: um programa onde os candidatos concorrem entre si por uma vaga. Nem de longe isso se compara ao convívio de trabalho, q apesar de tb não ser eterno, é muito mais longo.

Deu pra ver o arrependimento estampado no olhar da Sandra logo após a explosão. De tdo modo, talvez muita gente tenha se sentido incomodada com o autoritarismo q ela demonstrava qdo era líder. Qdo sempre fazia questão de fazer valer a opinião q ela tinha sem considerar qual era a melhor. No esquema "a bola é minha".

Anônimo disse...

Estou contando as horas pra saber quem será o ganhador torço pelo clodoaldo, amei a prova dele em MONTEVIDEU, mostrou muita coragem e força de vontade!
bjos vivi

brisa- fortaleza - ce

Anônimo disse...

Eu não acredito na escolha que o Justus acabou fazendo na final! Sei que esse não é o espaço apropriado para falar sobre o assunto, até porque você demora muito a atualizar e o comentário pode parecer sem contexto!
Mas, na realidade que tipo de perfil o Justus pensa que tem um sócio em potencial? É de um sujeito meio paizão, com família a construir e dedicação exclusiva as amizades...??? Acho que ele deveria repensar nesse tipo acabou estabelecendo imaturamente! Sugiro ao Justus que releia aquela crônica que fala sobre o vôo da águia, pois somente assim ele perceberá que o Henrique seria a melhor escolha! O Henrique queria mesmo era a sociedade e não os 2 milhões! Ah...revoltante essa final!
ASS: Lígia Cavalcante

Anônimo disse...

Lígia, não concordo com a afirmação de q aquele q fala da sociedade demonstra mais interesse nela do quem se refere à grana. Afinal, ambas têm o mesmo significado: interesse em VENCER. E não se pode dizer com propriedade q isso mascara algum pensamento, pois é especulação barata no contexto.

Pela primeira vz HENRIQUE demonstrou competência na organização de um evento, foi um espetáculo. Sabia q só isso poderia criar uma confusão na decisão. O único pecado foi ressaltado pelo JUSTUS. Até então ele era apenas aquele q falava o q tinha feito, mas nas tarefas não demostrava a mesma solidez na execução: sempre desorganizado e com idéias ruins, como terceirizar a contratação na tarefa do restaurante. Ele foi quem mais PERDEU mas também aquele q melhor se DEFENDEU nessas perdas.

Qto ao CLODOALDO, q por 3 vzs desrespeitou o dossiê, foi quem mais arrecadou. Vale lembrar q ocorreu na tarefa anterior e em muitas outras. Ele foi quem mais VENCEU. Diante disso, cabe uma pergunta: as maiores funções de uma empresa não são VENCER e FATURAR? Diante de sócios q só olham planilhas qtas reuniões ele resistiria?? Considerando isso, será q a escolha de JUSTUS foi tão equivocada qto afirmas??

Manter bons relacionamentos não tem a ver com os significados pejorativos implícitos no PAIZÃO citado, mas em se tornar um facilitador nas relações, na solução de problemas. Talvez, isto não esteja claro: o fato de q sempre estamos lidando com pessoas, com suas idiossincrasias. Quem não vê a importância disso, não consegue contornar situações delicadas, não entende de pessoas, apenas confronta.